domingo, 2 de junho de 2013

CONSTELAÇÕES FAMILIARES O QUE SÃO?


As Constelações Familiares são uma inovadora abordagem em Terapia Sistêmica, que põe em evidência os profundos laços que unem uma pessoa à sua família, inclusive às gerações mais longínquas.
Bert Hellinger, Psicoterapeuta alemão, filósofo, teólogo, psicanalista, autor de vários livros e autor do método, após anos de trabalho com famílias, pesquisando e experimentando, concluiu que a origem de muitos dos nossos problemas, inclusive de saúde, pode estar nos emaranhados sistêmicos da história familiar.
QUANDO O AMOR FAZ ADOECER...
Os nossos laços afetivos com a família são muito poderosos, principalmente quando não temos consciência disso. Continuam atuando em nossa vida e, muitas vezes, somos prisioneiros de acontecimentos ocorridos em gerações passadas, dos quais, às vezes, nem temos conhecimento. Existe uma transmissão transgeracional dos padrões familiares que pode criar uma cadeia de destinos trágicos que se repetem numa família, em várias gerações.
Quando membros de uma dada geração deixam situações por resolver, (conflitos, injustiças, retaliações, crimes, exclusão de algum dos membros da família, imigração, eventos de guerras, etc.), membros das gerações posteriores sentir-se-ão irresistivelmente empurrados para a sua resolução.
A origem de muitos dos nossos problemas têm origem na tentativa inconsciente de solucionar essas pendências e restabelecer a ordem no sistema. Este movimento sistêmico pode ser uma das causas de acontecimentos trágicos que se repetem numa família em várias gerações, desorganização da estrutura familiar, doenças psicossomáticas, depressão, conflitos de relacionamentos, doenças graves, alcoolismo, suicídio, drogadição, mortes violentas, etc.
COMO ATUAM AS CONSTELAÇÕES FAMILIARES?
O trabalho com as Constelações Familiares visa trazer à consciência a dinâmica que está oculta e que pode estar causando sofrimento a uma pessoa, através da repetição de padrões que pertencem à sua história familiar.
O QUE ACONTECE NUMA SESSÃO DE CONSTELAÇÕES FAMILIARES?
• NO TRABALHO EM GRUPO
Sob a orientação do terapeuta, o cliente escolhe entre as pessoas do grupo, representantes para os membros de sua família; por exemplo: para o pai, para a mãe, avós, irmãos, etc. e para si mesmo. Então ele posiciona essas pessoas umas em relação às outras como ele sente que elas estão ou estiveram. Desta forma é recriada uma situação, de acordo com a “imagem interior” que a pessoa tem da família ou da questão a ser trabalhada. A partir dessa configuração, vai emergindo a dinâmica da família e as possíveis soluções.
No decurso de uma Constelação Familiar, os participantes que assumem o papel dos diferentes membros da família de outro participante, expressam os sentimentos e sensações que refletem com autenticidade os sentimentos e sensações das pessoas que representam.
• NA TERAPIA INDIVIDUAL
A metodologia das Constelações Familiares também é utilizada largamente na terapia individual, em consultório. Neste caso, as pessoas da família são representadas por objetos, pelo Terapeuta e pelo próprio cliente.

• NAS EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES
O trabalho com as Constelações, como abordagem sistêmica, pode ser muito eficaz nas empresas.
De forma simples e rápida, conseguem-se descobrir dinâmicas escondidas nas organizações, encontrando-se soluções surpreendentes.
Como nas famílias, utilizam-se pessoas como representantes do sistema organizacional / empresarial.
Deste modo, cria-se uma imagem concreta e dinâmica da estrutura da empresa dos conflitos ou crises reais existentes dentro dela. Isto permite ao corpo gerencial ter uma idéia clara da situação, visualizando, já durante o trabalho, possíveis soluções.
Podem-se trabalhar problemas de relacionamento interno ou externo, funcionamento, gestão, organização ou estratégia, fusão ou compra de empresas, produtos ou marcas, testar projetos e até analisar qual o melhor candidato num processo de recrutamento e seleção.
QUEM PODE SER CLIENTE
Qualquer pessoa presente no grupo, (workshop ou seminário, etc.) que deseje trabalhar uma situação que a esteja incomodando e para a qual esteja e busca de solução. Diz-se que essa pessoa será constelada. Da mesma forma, a pessoa que esteja em terapia individual, se o terapeuta considerar que é adequada a utilização deste recurso.
QUEM DEVE ESTAR PRESENTE
O método não requer a presença de toda a família, pois se trabalha o sistema familiar a partir de uma única pessoa. Trata-se de uma terapia individual realizada com o concurso das pessoas presentes que se prestam voluntariamente a servir umas às outras como representantes dos membros da família daquela cuja constelação familiar for configurada.
O LUGAR DE CADA UM
O trabalho com as Constelações Familiares ajuda a fechar as pendências da história familiar e dos emaranhamentos com ancestrais, deixando cada pessoa, viva ou morta, de gerações passadas ou presentes, com a sua própria responsabilidade e seu lugar de dignidade na família. Desta maneira, são restabelecidas "As Ordens do Amor" e se rompe com a cadeia de situações repetitivas.




RAY DO VALE é Psicóloga e Psicoterapeuta, Consteladora, Facilitadora de Pathwork, com Especializações em: Terapia Familiar Sistêmica, Saúde Mental e Justiça, Psicopatologia Forense; Psicologia Transpessoal, Constelações Familiares, Dinâmica Energética do Psiquismo, Terapia Regressiva Integral, Terapia Corporal; Frequencies of Brilliance; Terapeuta em Florais de Bach; realiza trabalhos individuais, com famílias, casais, grupos e em organizações.
Fones: (91) 3229.6365 / 9983.1560 – Email: ray.vale@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário