quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

É RECEBENDO QUE SE DÁ...


A lei do dar e receber é fundamental em todas as relações. Bert Hellinger aprofunda essa análise sistêmica especialmente nas relações familiares. Quem recebe demais e não dá na mesma medida, fica em posição desfavorável. Quem dá demais também se torna responsável, pois desrespeita e nega a dignidade do outro.
Uma relação se equilibra quando cada um dá aquilo de que é capaz, oferecendo os seus dons. E também recebe.
Entre pais e filhos esse desequilíbrio sempre existirá pois os pais sempre terão dado mais aos filhos do que recebido deles. Mesmo que esses pais tenham se portado mal, negado amor, praticado atos mesquinhos, eles deram a vida aos filhos; e os filhos nunca poderão retribuir aos pais pelo dom da vida que receberam deles. No máximo poderão dar a seus próprios filhos ou aos filhos alheios. Mesmo que façam muito pelos pais, sempre serão devedores, porque nenhuma dádiva será maior que a dádiva da Vida.
Quando os filhos julgam, desprezam e se colocam superiores aos seus pais, pisarão na vida com passos coxos, privados de seu próprio poder, equilíbrio, saúde e força. Os filhos precisam aceitar o fato de que a vida lhes foi transmitida pelos pais e antepassados, não importa o que eles foram ou fizeram. Aqueles que negam seus pais, negam sua história, seu nome e suas suas raízes e se tornam fracos. Sem raiz, qualquer árvore cai, ou precisará lutar muito, ou escorar-se, para manter-se de pé. (Ray do Vale)

Nenhum comentário:

Postar um comentário