terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

CONSTELAÇÕES FAMILIARES E ORGANIZACIONAIS

O QUE É CONSTELAÇÃO SISTÊMICA FAMILIAR?
As Constelações Familiares são uma inovadora abordagem em Terapia Sistêmica, que põem em evidência os profundos laços que unem uma pessoa à sua família, inclusive às gerações mais longínquas.
COMO ATUAM AS CONSTELAÇÕES FAMILIARES?
O trabalho com as Constelações Familiares visa trazer à consciência a dinâmica que está oculta e que pode estar causando sofrimento e obstruções a uma pessoa, dificultando seu processo de vida em áreas específicas, através da repetição de padrões que pertencem à sua história familiar.
COMO SE DESENVOLVE O TRABALHO DE CONSTELAÇÕES FAMILIARES?
O trabalho de Constelações Familiares pode ser desenvolvido individualmente ou em grupo. Individualmente, o cliente traz um tema pessoal em que o Constelador pode trabalhar.
Em grupo, você pode participar trazendo um tema pessoal para ser trabalhado (Constelar) ou apenas assistir ao workshop.
O QUE SIGNIFICA "CONSTELAR UM TEMA”?
É uma das maneiras de se participar de um workshop ou do atendimento individual. O cliente escolhe um tema que deseja constelar. O constelador explora o tema com algumas perguntas e pede para o cliente escolher pessoas que irão representar determinados papéis. O cliente coloca os representantes no salão e o constelador irá acompanhar a dinâmica que surgir.
O QUE SIGNIFICA "ASSISTIR" OU "PARTICIPAR COMO REPRESENTANTE"?
Nesta forma de participar, a pessoa ficará apenas disponível para participar ou não de alguma constelação. Poderá também fazer perguntas sobre qualquer assunto relacionado.
Quais temas podem ser trabalhados nas Constelações Sistêmicas Familiares?
Qualquer tema importante para o cliente onde ele(a) não esteja conseguindo solução pode ser trabalhado, tais como: relacionamentos, problemas na vida profissional, desequilíbrios emocionais, separações, doenças crônicas, problemas financeiros, falência, entre outras.
QUANTO TEMPO DURA UM TRABALHO DE CONSTELAÇÃO FAMILIAR?
A duração de uma constelação familiar é imprevisível, pois depende do sistema que está sendo trabalhado. Pode durar de 5 minutos à 1 ou mais horas.
COMO O REPRESENTANTE DEVE COMPORTAR-SE DURANTE A CONSTELAÇÃO?
É pedido dos representantes o recolhimento interno das próprias idéias, intenções e medos. Enquanto estiverem sendo colocados, devem observar, exatamente, as mudanças que se manifestam fisicamente e em seus sentimentos. Por exemplo, que o coração bate mais depressa, que querem olhar para o chão e que, de repente, se sentem pesados, ou leves ou zangados, ou tristes. Naturalmente é necessária muita intuição, disponibilidade e uma alta prontidão a abstrair-se de suas próprias ideias.

NAS EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES
O trabalho com as Constelações, como abordagem sistêmica, pode ser muito eficaz nas empresas.
De forma simples e rápida, conseguem-se descobrir dinâmicas escondidas nas organizações, encontrando-se soluções surpreendentes.
O trabalho revela uma imagem concreta e dinâmica da estrutura da empresa dos conflitos ou crises reais existentes dentro dela. Isto permite ao corpo gerencial ter uma ideia clara da situação, visualizando, já durante o trabalho, possíveis soluções.
Podem-se trabalhar problemas de relacionamento interno ou externo, funcionamento, gestão, organização ou estratégia, fusão ou compra de empresas, produtos ou marcas, testar projetos e até analisar qual o melhor candidato num processo de recrutamento e seleção.
Como nas famílias, utilizam-se pessoas como representantes do sistema organizacional / empresarial.
REPRESENTANTES – A ALMA COMUM
“O que acontece nas constelações familiares é misterioso. Como é possível que pessoas completamente estranhas, que não têm a mínima idéia da família ou da pessoa que representam, de repente, reajam como essa pessoa e assumam os seus sentimentos, tipo de comportamento e até os seus sintomas físicos?... Creio que aí temos que modificar algo da nossa concepção de mundo”. (Bert Hellinger)
“Eu refleti muito sobre isto e o que me parece mais aproximado é que tenhamos participação em uma alma em comum. Que aquilo que designamos como nossa alma, não podemos designar assim, pois nossa alma nos liga à nossa família e, para além da nossa família, com a “grande alma”, como a denomino. Daí temos esse saber participativo”. (Bert Hellinger)
RAY DO VALE é Psicóloga e Terapeuta, Consteladora, Helper Pathwork, Especializações em: Terapia Familiar Sistêmica, Saúde Mental e Justiça, Psicopatologia Forense; Psicologia Transpessoal, Constelações Familiares, Dinâmica Energética do Psiquismo, DMP ( Deep Memory Process) ou Terapia Regressiva Integral, Terapia Corporal; Frequencies of Brilliance; Terapeuta em Florais de Bach;realiza trabalhos individuais, com famílias, casais, grupos e em organizações.
Fones: (91) 3229.6365 / 9983.1560 – Email: ray.vale@homail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário