segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE EMOCIONAL

Outro dia, estava saindo para minha caminhada matinal, quando uma vizinha novata me olhou sorrindo e falou com espontaneidade: se eu tivesse feito isso habitualmente, não estava assim. E acrescentou: meu médico me falou. Sempre fui preguiçosa!
Tinha no máximo 50 anos, caminhava com dificuldade, apoiando-se penosamente numa bengala, cabeça coberta revelando quimioterapia recente. Algo não estava bem com suas pernas, pude perceber.
É claro que não foi só isso que produziu a doença. O câncer tem múltiplas causas, algumas ainda desconhecidas. Mas não se pode negar o valor da atividade física regular para a saúde em todos os aspectos. Ossos, músculos, nervos, emoção, humor, tudo melhora. O sedentarismo adoece não só o corpo, mas pode roubar também a alegria e o entusiasmo pela vida. Pessoas idosas que tem o hábito do exercício físico são diferentes das que ficam paradas. São mais alegres, dinâmicas, esperançosas, pouco reclamam de dores, vivem melhor e ocupam menos a família com queixas e achaques. Pessoas jovens também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário