sábado, 15 de fevereiro de 2014

FEIO, SÓ PRA VOCÊ!

Quando meu filho mais velho tinha 7 anos, um dia me disse algo que nunca esqueci. Hoje ele tem 38 e com certeza não lembra do que me ensinou. E essa inocente e sábia lição me volta de vez em quando. Eu falava de alguma coisa dizendo que aquilo era feio (do ponto de vista estético). Ele de pronto me disse: "não, mãe! Não diz que isto é feio! Diz que você acha feio. Tem gente que acha bonito!" Pura verdade! Às vezes nos arvoramos a tratar como verdades definitivas aquilo que é apenas a nossa opinião. Cunhamos carimbos de "errado", "feio", "mau" a respeito de coisas, pessoas, comportamentos, emoções sobre as quais nada sabemos, porque não são nossas. Desconhecemos as motivações profundas que levaram as pessoas a determinados caminhos e, assim mesmo, damos sentenças definitivas como juizes infalíveis, a partir dos nossos juizos muitas vezes errôneos e preconceituosos. Ou verdadeiros - mas para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário