sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CONSTELAÇOES X RECEIO DE EXPOR-SE


Algumas pessoas tem me telefonado e/ou enviado e-mails, dizendo que tem receio/vergonha/medo de participar dos Workshops de Constelações, supondo que precisam expor-se, falar de sua vida e abrir sua privacidade durante o trabalho. Essa crença passa longe da verdade!... Tenho respondido individualmente, mas vou fazer um esclarecimento geral:
1. No trabalho com as Constelações a exposição é mínima. As perguntas que o terapeuta faz são de ordem bem geral, sobre a estrutura da família e sobre acontecimentos marcantes com antepassados. O terapeuta geralmente "corta" se a pessoa quer falar muito ou revelar intimidades da família.
2. O CONSTELADO não fica "na berlinda". Ele e seus familiares são representados por membros do grupo. O constelado fica assistindo, sentado.
3. Em cada Encontro, apenas 2 a 4 pessoas/famílias são consteladas. Estas pessoas inscrevem-se previamente. Não há tempo para todos. Portanto, você só será constelado, se desejar e se estiver inscrito.
4. Mesmo quem não é constelado, recebe os benefícios. É um trabalho sistêmico, cujos efeitos se expandem para o grupo todo. Os depoimentos dos presentes, após o trabalho, são muito expressivos a respeito de se sentirem atendidos em suas necessidades.
5. É um tipo de terapia familiar onde não há necessidade da presença de toda a família. É suficiente a presença de apenas um membro da família.
6. Quem precisar de esclarecimentos adicionais, fique à vontade para perguntar ou pedir bibliografia. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário